Portugal garante apuramento para o Euro 2012

Cristiano Ronaldo Novembro 15, 2011 (Miguel A. Lopes/LUSA)

Cristiano Ronaldo Novembro 15, 2011 (Miguel A. Lopes/LUSA)

Portugal está apurado para o Euro 2012. A seleção das quinas venceu a Bósnia e Herzegovina por 6-2 na 2ª mão do play-off.

Com dois golos de Cristiano Ronaldo, dois de Hélder Postiga, um de Nani e outro de Miguel Veloso, Portugal conseguiu a qualificação para o Europeu da Polónia e Ucrânia.

Paulo Bento decidiu repetir o onze titular que empatou em Zenica. Num jogo decisivo, a seleção portuguesa iniciou bem a partida ao criar várias oportunidades de golo. Logo aos 8 minutos Ronaldo, de livre direto, marcou o primeiro golo. Sem diminuir o ritmo, Portugal continuou com um futebol coletivo. Aos 24 minutos, Nani rematou de fora da área sem defesa para o guarda-redes bósnio. A vencer por 2-0, a equipa portuguesa continuava a dominar o encontro e a pressionar no meio-campo adversário. Mas a 4 minutos do intervalo, Misimovic converteu uma grande penalidade. O árbitro alemão assinalou mão na bola de Fábio Coentrão.

A seleção portuguesa conseguiu voltar a aumentar a diferença no marcador fazendo o 3-1. Depois de uma recuperação da bola no meio-campo, João Moutinho assistiu Cristiano Ronaldo que aos 53 minutos bisou na partida. Durante os festejos do golo de Portugal, o jogador bósnio Lulic foi expulso por duplo amarelo. Num jogo emotivo, apesar da superioridade portuguesa, a seleção da Bósnia voltou a marcar, agora por Spahic aos 65 minutos, numa jogada irregular, pois o jogador estava em fora-de-jogo. Apesar da diferença de apenas um golo, a equipa treinada por Paulo Bento voltou a aumentar a vantagem. Em frente ao guarda-redes, Hélder Postiga marcou o 4-2. A partir deste momento a superioridade de seleção portuguesa foi ainda maior e marcou o 5-2 por Miguel Veloso e o aos 82 minutos Hélder Postiga bisou na partida ao fazer o 6-2.

Perante mais de 45 mil adeptos, a seleção nacional garantiu a passagem à fase final do Euro 2012. A equipa portuguesa, que por várias vezes esteve em risco de não conseguir atingir o play-off, terminou o encontrou ouvindo o hino nacional cantado p’los milhares de adeptos presentes no estádio. O jogo foi também marcado p’la homenagem da UEFA a Luís Figo p’las 100 internacionalizações do jogador ao serviço de Portugal.

Provisoriamente no Pote 3, a seleção de nacional evita jogar com a Croácia, Grécia e Suécia podendo ter como adversários todas as outras equipas.

O texto acima publicado é uma peça que escrevi para Jornalismo Radiofónico.

About Eliano Marques
News addicted and music lover. Still believe that I can change the world. A full-time dreamer =) Life is as song, sing it!

Leave a comment